Programa Municípal de Controle do Tabagismo

O município de Dr. Severiano deu início no mês de março ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, programa baseados na lei federal nº: 12 546/11 que visa a promoção de ambientes  livres de fumaça tóxica.
A execução do programa é de responsabilidade da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que é formada por quatro profissionais: a Nutricionista, Thaís Azevedo; a Psicóloga: Edilene Araújo; Fisioterapeuta: Luana Lins; e o Fonoaudiólogo: Bruno Giordano. O NASF também conta com o apoio das três equipes de Estratégia Saúde da Família, bem como com os Agentes Comunitários de Saúde.
Inicialmente, foi realizado um trabalho de adesivação dos prédios públicos concomitante com a sensibilização através de rodas de conversas acerca da lei federal e do cadastro de pessoas interessadas espontaneamente em parar de fumar. A partir dos cadastros, foram formados dois grupos de convivência, sob as orientações da equipe do NASF, dando início a fase de reabilitação e tratamento, tanto reflexiva através de técnicas cognitivas e comportamentais, quanto medicamentosa. Enfatizamos que o tratamento medicamentoso e o tratamento reflexivo devem acontecer juntos, tendo em vista que os resultados serão mais satisfatórios. Os grupos de convivência obtiveram bastante êxito, algumas pessoas conseguiram parar de fumar e outras diminuíram drasticamente o consumo do cigarro.
Em alusão ao dia 31 de Maio – Dia Mundial Sem Tabaco, foram proferidas palestras da equipe responsável, em parceria com o CRAS, nas instituições locais como igrejas e em grupos de convivência do PAIF e idosos, com o objetivo de alertar acerca dos riscos e malefícios decorrentes do hábito de fumar, além de divulgar que o cadastro de pessoas que desejam parar de fumar ainda continua sendo feito pela equipe, para a formação de novos grupos de convivência.
Portanto, quem desejar parar de fumar, deverá procurar o Fonoaudiólogo Bruno Giordano para realizar o cadastro, portando o Cartão do SUS e número de um telefone de contato. Tão logo seja completado o número mínimo de participantes, será dado início a um novo grupo de convivência.    
VAMOS TODOS À LUTA PARA TERMOS AMBIENTES LIVRES DE FUMAÇA!
AGRADECE:
Núcleo de Apoio à Saúde da Família e a Coordenação Municipal do Programa de Controle do Tabagismo.