Eleições 2014: Prazo para eleitor tirar ou transferir título termina em 07 de maio

O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 5 de outubro. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.
Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.

QUEM DEVE VOTAR
Todo brasileiro alfabetizado, entre 18 e 70 anos, tem o poder e dever de votar. Para os analfabetos, os com idade entre 16 e 18 anos, e os maiores de 70 anos, o voto é facultativo.
Além disso, os estrangeiros e os conscritos (aqueles que estão prestando o serviço militar obrigatório) não podem votar.
Em 2014, a novidade é que jovens que completam 16 anos até a data da eleição já poderão requerer seu título, bastando que o façam antes de 7 de maio.