SEMAS REALIZA ABERTURA DO GESTABEM 2013



No dia 22 de março, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, em Doutor Severiano, aconteceu a abertura do Programa Gestabem do Ano 2013. Iniciado às 8h30min, a solenidade teve a participação de secrétário(as) municipais, vereadores, profissionais de saúde, de educação e de assistência social e dos chefes do Executivo Municipal, prefeito Dr. Carlos Aquino e vice-prefeito Joca Pires.
A secretária de Assistência Social, Glícia Fernandes, fez o discurso de abertura e destacou os objetivos, as principais atividades e os critérios de recebimentos de kits do Programa. Usaram da palavra também a secretária de Saúde, Maria Eliza, de Comunicação, Neumam Azevedo, os vereadores Ivonete Lobo e Assis de Santa e, encerrando os discursos, o prefeito Dr. Carlos Aquino. Em sua palavra, Dr. Carlos abordou sobre o compromisso de dar continuidade a programas e projetos que são bons para a população, sempre melhorando e aperfeiçoando seu funcionamento. Pediu, publicamente, o apoio da Câmara de Vereadores para aprovação de projetos que beneficiam a população mais carente, como a Lei do Programa Gestabem, que foi encaminhado ao Legislativo. O prefeito também destacou a importância da participação da gestante com o seu companheiro nos encontros, de modo a ter a família integrada nos sonhos da chegada de mais uma criança.
Logo após a solenidade de abertura, as 35 gestantes presentes, bem como seus companheiros, participaram de uma dinâmica promovida pela psicóloga Maially Catarina, uma palestra sobre “a importância do pré-natal”, ministrada pela enfermeira Migna Jucy, e um momento de interação com a assistente social Suzete Queiroz. Houve ainda sorteio de brindes para as gestantes e entrega dos kits-bebê e berço para as gestantes no 8º mês de gestação.
O Gestabem é um Programa Municipal executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que tem o objetivo de, sem prejuízo dos serviços da atenção à gestante, garantir uma gravidez tranquila e saudável a todas as gestantes do município, oferecendo informações importantes à gestante e a seu companheiro, com vistas ao nascimento e aos cuidados da criança. As atividades são realizadas mensalmente com palestras, atendimento psicossocial à gestante e entrega de kit-bebê no oitavo mês de gravidez e berço às gestantes carentes.